Acredito que todos que trabalham com software, seja desenvolvendo ou testando, quando acessa um site ou um sistema analisa de uma modo mais técnico a usabilidade, eficácia e eficiência das funcionalidades e do layout.
Recentemente, na aula de Engenharia de Usabilidade, cada grupo de pessoas teria que escolher um sistema ou site para fazer a análise de usabilidade. Meu grupo escolheu o site do Itaú, porque um dos integrantes encontrou muita dificuldade para gerar a segunda via de boleto.
E realmente, o site do Itaú é muito confuso, contém erros, e não respeita alguns princípios de usabilidade.
Na página inicial do site o cliente se depara com muita densidade informacional e ao mesmo tempo com muito espaço em branco na parte inferior da tela. O fundo é branco e as letras além de serem pequenas, são na cor cinza, e não há opção para aumentar o tamanho.
O tamanho do site não se adapta ao tamanho da resolução da tela. Então, ao acessar com uma resolução widescreen, no canto direito é exibido um espaço em branco, conforme é possível visualizar na imagem abaixo:
O site também não é compatível com qualquer tipo de navegador. No navegador Internet Explorer e no Chrome, são exibidos caracteres inválidos.
As mensagens de restultado não são padronizadas. Em uma determinada tela foi identificada a seguinte mensagem: "Digite uma palavra!!!"
Como há muita informação, em praticamente todas as telas, o usuário perde a linha de raciocínio, e tem dificuldades para encontrar uma determinada função.
Para quem quiser visualizar a apresentação do trabalho completa, basta clicar aqui!