Amor a primeira vista!

Eu preciso me declarar! Não posso mais esconder esse amor!
No início eu tive uma mistura de sentimentos e emoções. Medo de assumir um compromisso, medo de não me adaptar as mudanças que com certeza seriam exigidas ao longo do tempo, assim como em todo relacionamento. Mas resolvi seguir meu coração, e hoje eu já não me imagino vivendo sem o seu companheirismo, praticidade, organização e cumplicidade. Testlink, eu te amo!
Foi simplesmente amor no primeiro acesso!

O Testlink é uma ferramenta open source para gerenciamento de testes.  Permite que o usuário cadastre casos de testes, cadastre planos de testes, defina o escopo dos testes para uma determinada versão (release, build...), e durante a execução dos testes, é possível informar em quais houve falhas, e quais foram aprovados. Após finalizar o processo, o software também permite que o usuário gere relatórios contendo informações sobre os testes executados, a quantidade de casos em que houve erro, entre outras informações que auxiliam no feedback. O sistema apresenta muito controle sobre o processo, impedindo que o usuário execute um passo sem ter concluído o anterior.  Por exemplo, o usuário só poderá cadastrar um release se a versão do projeto for cadastrada primeiramente.

A tela inicial do Testlink é extremamente simples.




O primeiro passo, é cadastrar um projeto (produto). Dentro desse projeto serão cadastrados os casos de testes, e posteriormente os planos de testes.



Para cadastrar um caso de testes, um dos projetos deverá estar selecionado. Depois é só clicar em "Test Specification", criar suites de testes (separação por módulos, para que fique mais organizado), e informar os dados para o cadastro. A etapa de cadastro do passo a passo também é muito simples e rápida.



Após cadastrar os casos de testes, você poderá cadastrar o plano de testes.

O plano de testes é composto por builds. Em cada build é possível determinar quais testes, dentro do conjunto de suites de testes, serão realizados.



Após selecionar e organizar cada build, inicia-se a etapa de execução.


Em cada caso de teste é possível especificar se o teste passou ou falhou.
E depois é só gerar relatórios!


Fluxograma do processo de testes no Testlink, que eu fiz e se encaixa na realidade em que eu trabalho:



É válido comentar que com o Testlink o processo de homologação se tornou mais rápido, mais confiável e muito mais organizado.


O que eu acho que poderia melhorar:

1. Contabilizar o tempo gasto para a execução de um determinado build/release.
2. A etapa toda poderia se tornar mais simples ainda, se após um determinado cadastro o sistema já redirecionasse para a próxima tela dando continuidade ao procedimento automaticamente.



Leitura interessante:

Evento PHPSC Conf 2011 na Univali

Olá pessoal!

O Grupo de Usuários de PHP de Santa Catarina (PHPSC), em parceira com a UNIVALI, estará realizando no dia 19/11 (sábado) o PHPSC Conf 2011 - Conferência Catarinense de PHP.

Formulário de inscrição: http://www.phpsc.com.br/conf/inscricao.php


Inscrição: R$ 10,00
Minicurso: R$ 15,00

Os acadêmicos da Univali com comprovante de matrícula em mãos não pagam para assistir as palestras.


Sobre o grupo PHPSC

O Grupo de Usuários de PHP do Estado de Santa Catarina (PHPSC) é uma entidade aberta de profissionais da área de TI criada em 2007, que possui entre os seus participantes empresários, professores, profissionais de desenvolvimento, alunos e entusiastas de tecnologia. E que tem por objetivo promover o uso da tecnologia PHP e seus correspondentes no campo de software livre em todo o estado de Santa Catarina. Além de fomentar discussões sobre melhores práticas no desenvolvimento de software, testes de software e qualidade no desenvolvimento de sistemas. Outros objetivos específicos de atuação do grupo também incluem:

- Realizar eventos regionais no estado buscando a troca de experiência entre profissionais;
- Facilitar a procura por profissionais por empresas que necessitem de mão-de-obra;
- Divulgar vagas de trabalho existentes no estado;
- Atuar junto a outros grupos do Brasil para auxiliar na adoção do PHP como base tecnológica para o desenvolvimento de sistemas;
- Promover metodologias ágeis de desenvolvimento como Scrum e Extreme Programming no desenvolvimento de software;
- Atuar junto ao php.net na correção de problemas e sugestão de melhorias da linguagem;
- Auxiliar entidades públicas e privadas que buscam utilizar software livre e ter um contato com PHP.
- Buscar oportunidades de negócios entre os seus participantes;


Sobre o PHPSC Conf

O evento acontece anualmente, sempre em uma cidade diferente do estado, e é realizado em parceria com uma instituição de ensino do local do município aonde o mesmo venha a ocorrer.

Isto está de acordo com os objetivos do grupo, que é percorrer o Estado de forma que mais pessoas possam participar, apresentando o PHP através de profissionais que realmente utilizam a linguagem, e que levem a qualidade técnica das informações discutidas. Trazendo, para este fim, palestrantes de fora do estado e que são referência no Brasil, mas também contando com palestrantes locais. O evento não tem fins lucrativos.

Este evento também ajuda a divulgar a instituição de ensino onde o mesmo é realizado, além do que palestrantes (professores e alunos) desta instituição também são convidados a participar do evento.

O PHPSC Conf é um ótimo canal para que empresas divulguem seus produtos de tecnologia e atinjam seu público, sendo que muitos dos participantes do evento são pessoas com poder de decisão dentro de suas organizações.
 
Monster Bug