Estudando para a Certificação CTFL - Primeiro Capítulo

Estou me preparando para a certificação CTFL - Certified Terster Foundation Level da ISTQB - International  Software Testing Qualifications Board, e pensei: por que não escrever no blog um resumo do capítulo que estou estudando? Pra mim, funciona muito bem a regra de aprender ensinando. Enfim, ao terminar de estudar cada capítulo, vou atualizar o blog, e com isso, espero poder ajudar quem está se preparando para a prova também. Como a minha memória é muito visual, eu vou usar esquemas para facilitar o entendimento.


As informações foram retiradas da apostila de certificação, versão 2011br.

Testes no Internet Explorer: Brace Yourself

Quando chega o momento em que é necessário iniciar os testes no Internet Explorer, essa é a minha reação:


Talvez eu esteja sendo injusta, afinal de contas, o IE está melhorando aos poucos nas versões mais recentes. Mas para desenvolvedores e testadores, o lançamento de versões pode ser a causa de trabalho dobrado, pois o layout pode funcionar na versão mais recente, mas na anterior pode ficar totalmente desconfigurado. O número de usuários que navegam pelo IE é consideravelmente alto, 56% ainda o utilizam. Além desse fato, é necessário considerar que muitos dos usuários demoram para atualizar a versão, então, não nos resta opção, a não ser testar o site em mais de uma versão do IE. Simples, não é mesmo? Não. Uma vez instalada a versão mais recente do nosso querido navegador, as anteriores são totalmente substituidas, obviamente. Uma primeira alternativa para ter acesso a várias versões do navegador seria através da máquina virtual e a outra alternativa seria instalar o IETester. 
O IETester é uma ferramenta free para Windows, que contém desde a versão 5 do Internet Explorer até a versão 9. No sistema, é possível abrir abas com todas as versões, e acessar o site a ser testado.




  




Mas para testes automatizados, há apenas a opção de máquina virtual.
Além de simular as várias versões do Internet Explorer, há ferramentas para o desenvolvedor, como por exemplo, visualizar o código fonte.
Você poderá realizar o download clicando aqui.
 
Monster Bug