Amor a primeira vista!

Eu preciso me declarar! Não posso mais esconder esse amor!
No início eu tive uma mistura de sentimentos e emoções. Medo de assumir um compromisso, medo de não me adaptar as mudanças que com certeza seriam exigidas ao longo do tempo, assim como em todo relacionamento. Mas resolvi seguir meu coração, e hoje eu já não me imagino vivendo sem o seu companheirismo, praticidade, organização e cumplicidade. Testlink, eu te amo!
Foi simplesmente amor no primeiro acesso!

O Testlink é uma ferramenta open source para gerenciamento de testes.  Permite que o usuário cadastre casos de testes, cadastre planos de testes, defina o escopo dos testes para uma determinada versão (release, build...), e durante a execução dos testes, é possível informar em quais houve falhas, e quais foram aprovados. Após finalizar o processo, o software também permite que o usuário gere relatórios contendo informações sobre os testes executados, a quantidade de casos em que houve erro, entre outras informações que auxiliam no feedback. O sistema apresenta muito controle sobre o processo, impedindo que o usuário execute um passo sem ter concluído o anterior.  Por exemplo, o usuário só poderá cadastrar um release se a versão do projeto for cadastrada primeiramente.

A tela inicial do Testlink é extremamente simples.




O primeiro passo, é cadastrar um projeto (produto). Dentro desse projeto serão cadastrados os casos de testes, e posteriormente os planos de testes.



Para cadastrar um caso de testes, um dos projetos deverá estar selecionado. Depois é só clicar em "Test Specification", criar suites de testes (separação por módulos, para que fique mais organizado), e informar os dados para o cadastro. A etapa de cadastro do passo a passo também é muito simples e rápida.



Após cadastrar os casos de testes, você poderá cadastrar o plano de testes.

O plano de testes é composto por builds. Em cada build é possível determinar quais testes, dentro do conjunto de suites de testes, serão realizados.



Após selecionar e organizar cada build, inicia-se a etapa de execução.


Em cada caso de teste é possível especificar se o teste passou ou falhou.
E depois é só gerar relatórios!


Fluxograma do processo de testes no Testlink, que eu fiz e se encaixa na realidade em que eu trabalho:



É válido comentar que com o Testlink o processo de homologação se tornou mais rápido, mais confiável e muito mais organizado.


O que eu acho que poderia melhorar:

1. Contabilizar o tempo gasto para a execução de um determinado build/release.
2. A etapa toda poderia se tornar mais simples ainda, se após um determinado cadastro o sistema já redirecionasse para a próxima tela dando continuidade ao procedimento automaticamente.



Leitura interessante:

9 comentários:

  1. Desatual disse...:

    é otimo mesmo, mas para gerenciar os bugs eu ainda prefiro o REDMINE :)

  1. para gerenciar bugs nós utilizamos o Bugzilla...
    Mas talvez a gente inicie um processo de migração para o Redmine, já que todos no setor de TI irão usar. Mas em relação ao gerenciamento de casos de testes e planos de testes, ainda fico com o Testlink.

  1. Maira, o mundo com o TestLink é outro. Não aguentava mais criar planilhas de teste, onde quando existia um processo de CM por trás, tinhamos que dividir o "Check Out" na ferramenta de controle de versão com os outros analistas. Sem contar a dificuldade para copiar um caso de teste! Utilizo o TestLink para valer a 1 ano e desde então só faço elogios para a ferramenta. Free, de fácil instalação, leve e onde qualquer um pode trabalhar, sem maiores frescuras! Tanto é que perdi algumas horas para fazer a tradução dos textos que haviam sido abandonados!

    Sobre o Redmine, cheguei a utilizá-lo em uma outra empresa, mas desistimos. Instalação complicada e preferímos usar o Mantis!

  1. Olá Mario! Obrigada pelo seu comentário!
    Eu também não aguentava mais criar planilhas extensas no excel, e casos de testes em documentos tornando a manutenção muito trabalhosa.
    Mas com o Testlink a minha vida realmente mudou! ;D

    Eu nunca utilizei o Mantis, mas gostaria de ter um comparativo com o Bugzilla, pra saber qual é o mais fácil de utilizar e o que atende mais as nossas expectativas. A opção de utilizar o Redmine é para facilitar a vida dos desenvolvedores, pra consultar apenas uma ferramenta. Hoje eles consultam tanto o Bugzilla quanto outra ferramenta de gerenciamento de tarefas.

    ;D

  1. Eu utilizei o Bugzilla por quase 3 anos. O maior problema dele é a idade, já que é um sistema de 1998! Outro ponto negativo: Instalação complicada, já que depende do Perl. Eu considero a dupla Mantis-TestLink uma das melhores, além do custo zero. Estou terminando uma análise sobre diversas ferramentas de BugTracker, em breve estará no Zarro Boogs!

  1. Aos pouquinhos estamos aposentando o Bugzilla.
    Estou no aguardo da sua postagem. É uma assunto bem interessante, e vai ajudar muito na escolha de ferramentas, principalmente para quem está começando agora na área de testes ;D

  1. Unknown disse...:

    Olá Maira..
    Adorei o post, fiquei com uma grande dúvida em relação ao testlink.
    Como você faz a gestão dos incidentes dentro dele após a execução do primeiro ciclo de teste?

  1. Anônimo disse...:

    Gente o testlink é horrivel. A pior usabilidade. Nao contabiliza tempo. Os casos de testes sao associados um a uma ao plano de testes. Engessado. VErsão 1.9.15. Detestei.

  1. Olá Anônimo!
    De fato, o Testlink não contabiliza o tempo da execução dos testes e isso é uma grande deficiência.
    Mas em relação a associação dos casos de testes aos planos de testes, talvez você não tenha entendido como fazer.

Postar um comentário

 
Monster Bug