Olá pessoal,
A observação do usuário interagindo com o sistema é uma técnica muito eficaz quando existe a necessidade de melhorar a usabilidade de interação entre o usuário e o software.
É importante selecionar usuários com níveis de conhecimentos diferenciados, e principalmente, focar nos perfis de usuários que mais farão uso do sistema. Por exemplo, se o sistema será disponibilizado para consultas de produtos em supermercados, os perfis de usuários são abrangentes, mas provavelmente o público maior serão donas de casas que tem pouca familiaridade com tecnologia. Depois de definir os perfis dos usuários para a técnica de observação, é necessário preparar o ambiente. Certifique-se de que o sistema esteja funcionando corretamente, e garanta as condições necessárias para que a cobaia, ou melhor, o colaborador, possa se sentir a vontade. Outra etapa que pode ser incluída na preparação do ambiente é a elaboração de scripts contendo tarefas. Com os scripts elaborados é mais fácil de identificar em que parte do sistema há mais dificuldade de interagir, e o usuário não fica sem rumo, clicando na primeira opção que aparece. A tarefa pode ser: "cadastre-se no site" e durante a técnica, o observador detecta se o usuário demorou para achar o botão para se cadastrar ou se a tarefa como um todo demorou muito tempo para ser concluída.
Agora você já tem os usuários, o ambiente e os scripts, então o próximo passo é iniciar a técnica de observação. Durante a observação, o ideal é que o observador não interaja com o usuário, evitando influenciar ações que normalmente seriam tomadas sem a ajuda de alguém. Além do observador detectar as principais dificuldades, é necessário anotá-las, para posteriormente reportar ao setor de webdesigner e desenvolvimento, para que sejam realizadas as alterações necessárias.
Com a imagem do mapa mental abaixo, é mais fácil de visualizar o processo.
A técnica é simples, e o tempo de conclusão depende do tamanho do script e do tamanho do sistema. Mas o mais importante nessa técnica, é o fato de poder identificar o que pode ser feito para melhorar a qualidade do sistema, conforme as reais necessidades e conhecimentos dos usuários. Para quem está muito familiarizado com o sistema, não faz diferença se um botão está posicionado discretamente, enquanto deveria ter mais destaque.
Clicando aqui você poderá conferir uma entrevista feita com a antropóloga britânica Charline Poirier sobre um estudo de usabilidade no Ubuntu, conduzido aqui no Brasil.
Ótimo texto!!! Realmente é uma metodologia muito interessante de testes e se bem aplicada produz resultados incríveis para a empresa, todavia creio que um problema difícil de ser solucionado nessa metodologia é emular o uso real do sistema.
Na etapa de Preparação do Ambiente a criação de scripts é muito eficaz para não deixar o usuário sem saber o que fazer e para focar os esforços de testes nas ações que a equipe de produto deseja testar. Todavia esse método não mede se a feature possui o destaque desejado, se eu peço para o usuário se cadastrar ele varrerá o site com os olhos procurando o botão "cadastre-se", se ele cai de para-quedas no site e o site é muito poluído ele pode ter sua atenção drenada por outras features e nunca executar a ação do cadastro.
Além disso o ato de observar modifica o objeto observado, as pessoas sabendo que estão sendo monitoradas podem se focar mais na tarefa que estão executando ou ficarem nervosas e não desempenharem a função de maneira ótima.
Em suma como toda metodologia possui seus pontos fortes e fracos e deve ser complementada com outras metodologias como a observação de "Heat Maps"