Usabilidade - Técnica de Observação

Olá pessoal,
A observação do usuário interagindo com o sistema é uma técnica muito eficaz quando existe a necessidade de melhorar a usabilidade de interação entre o usuário e o software.
É importante selecionar usuários com níveis de conhecimentos diferenciados, e principalmente, focar nos perfis de usuários que mais farão uso do sistema. Por exemplo, se o sistema será disponibilizado para consultas de produtos em supermercados, os perfis de usuários são abrangentes, mas provavelmente o público maior serão donas de casas que tem pouca familiaridade com tecnologia. Depois de definir os perfis dos usuários para a técnica de observação, é necessário preparar o ambiente. Certifique-se de que o sistema esteja funcionando corretamente, e garanta as condições necessárias para que a cobaia, ou melhor, o colaborador, possa se sentir a vontade. Outra etapa que pode ser incluída na preparação do ambiente é a elaboração de scripts contendo tarefas. Com os scripts elaborados é mais fácil de identificar em que parte do sistema há mais dificuldade de interagir, e o usuário não fica sem rumo, clicando na primeira opção que aparece. A tarefa pode ser: "cadastre-se no site" e durante a técnica, o observador detecta se o usuário demorou para achar o botão para se cadastrar ou se a tarefa como um todo demorou muito tempo para ser concluída. 
Agora você já tem os usuários, o ambiente e os scripts, então o próximo passo é iniciar a técnica de observação. Durante a observação, o ideal é que o observador não interaja com o usuário, evitando influenciar ações que normalmente seriam tomadas sem a ajuda de alguém. Além do observador detectar as principais dificuldades, é necessário anotá-las, para posteriormente reportar ao setor de webdesigner e desenvolvimento, para que sejam realizadas as alterações necessárias.

Com a imagem do mapa mental abaixo, é mais fácil de visualizar o processo.




A técnica é simples, e o tempo de conclusão depende do tamanho do script e do tamanho do sistema. Mas o mais importante nessa técnica, é o fato de poder identificar o que pode ser feito para melhorar a qualidade do sistema, conforme as reais necessidades e conhecimentos dos usuários. Para quem está muito familiarizado com o sistema, não faz diferença se um botão está posicionado discretamente, enquanto deveria ter mais destaque.


Clicando aqui você poderá conferir uma entrevista feita com a antropóloga britânica Charline Poirier sobre um estudo de usabilidade no Ubuntu, conduzido aqui no Brasil.

2 comentários:

  1. Eduardo disse...:

    Ótimo texto!!! Realmente é uma metodologia muito interessante de testes e se bem aplicada produz resultados incríveis para a empresa, todavia creio que um problema difícil de ser solucionado nessa metodologia é emular o uso real do sistema.

    Na etapa de Preparação do Ambiente a criação de scripts é muito eficaz para não deixar o usuário sem saber o que fazer e para focar os esforços de testes nas ações que a equipe de produto deseja testar. Todavia esse método não mede se a feature possui o destaque desejado, se eu peço para o usuário se cadastrar ele varrerá o site com os olhos procurando o botão "cadastre-se", se ele cai de para-quedas no site e o site é muito poluído ele pode ter sua atenção drenada por outras features e nunca executar a ação do cadastro.

    Além disso o ato de observar modifica o objeto observado, as pessoas sabendo que estão sendo monitoradas podem se focar mais na tarefa que estão executando ou ficarem nervosas e não desempenharem a função de maneira ótima.

    Em suma como toda metodologia possui seus pontos fortes e fracos e deve ser complementada com outras metodologias como a observação de "Heat Maps"

  1. Muito obrigada pelo seu comentário Edu.

    Realmente, produzir um script com as tarefas que deverão ser executadas não conseguem medir se uma determinada função possui um destaque desejado. Mas por meio da observação, é possível identificar se o usuário está tendo dificuldade para encontrar um determinado botão, ou na dúvida, relutando em clicar.

    Mas um ponto bem importante que você colocou no comentário é em relação ao desempenho do usuário por ser observado durante a execução do script. Por isso a importância de conversar com o usuário antes, explicando o objetivo, e deixando claro que não é avaliado o desempenho da pessoa, mas sim, o desempenho do sistema. Mas para esse ponto "fraco" da técnica, existe "Laboratórios de Usabilidade" que consiste em uma sala, com câmeras, com um computador, com vidros que podem ser observados por fora da sala, e não por dentro. Mas sinceramente, eu ainda não sei até que ponto um ambiente como esse pode deixar um usuário menos nervoso, porque parece salas de interrogatórios.

    Mas enfim, mais uma vez, obrigada pelo comentário. Me fez pensar em coisas novas, que podem ser alteradas, e que eu não tinha pensado antes.

    ;D

Postar um comentário

 
Monster Bug